Curso de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto
O 2° Centro de Geoinformação (2° CGEO) ministra anualmente os Cursos de Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas e de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, sendo um curso em cada semestre.
O Curso de Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas foi criado em 2007, por meio da Portaria Nº 092-EME, e tem por objetivo habilitar subtenentes e sargentos da Qualificação Militar de Topografia à ocupação de cargos e ao desempenho de funções relacionados com aquisição, processamento, edição e impressão de dados cartográficos digitalizados e à operação de Sistema de Informações Geográficas, em Organizações Militares do Exército Brasileiro que processam imagens e informações geográficas. Desde 2009 até 2023, foram capacitados 113 alunos, aumentando o nível de conhecimento técnico dos topógrafos e melhorando sua capacidade de trabalho ao retornarem para suas OM de origem. O Curso é realizado em duas fases: a primeira fase é dedicada ao Ensino à Distância (EAD), com duração de 4 semanas, e a segunda, presencial, com duração de 17 semanas. A periodicidade é de um curso por ano.
O Curso de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto também foi criado em 2007, por meio da Portaria Nº 094-EME, e tem por objetivo habilitar subtenentes e sargentos da Qualificação Militar de Topografia à ocupação de cargos e ao desempenho de funções relacionados com fotogrametria digital e processamento de imagens obtidas por sensores remotos, em Organizações Militares do Exército Brasileiro que processam imagens e informações geográficas. Desde sua primeira turma em 2009, foram capacitados 112 alunos até 2023, capazes de contribuir com os trabalhos desenvolvidos pela DSG, além de compartilhar seu aprendizado com os demais militares em seu local de trabalho. Este Curso também é realizado em duas fases, aos mesmos moldes do de Cartografia e SIG e é ministrado também uma vez ao ano.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
O militar do Exército Brasileiro, será julgado apto a se inscrever no processo de seleção se:
- for voluntário;
- pertencer a QMS de Topografia;
- ter no máximo 1 (um) ano na graduação, se Subtenente, e no mínimo 3 (três) anos de tempo de serviço, após a formação no ano de realização do curso.
- ter, preferencialmente, no mínimo 2 (dois) anos de experiência profissional em trabalhos técnicos de Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas ou Fotogrametria e Sensoriamento Remoto;
- atender às exigências do R-50 (Regulamento de Movimentação de Oficiais e Praças do Exército), ou seja, possuir no mínimo 3 anos de guarnição ao término do curso pretendido.
- estar classificado, no mínimo, no comportamento "BOM";
- não estar relacionado para matrícula em outro curso;
- ter sido considerado "Apto" em inspeção de saúde realizada no ano da inscrição e que seja válida para o período de realização do curso.
- Não estar indicado em Inquérito Policial Militar (IPM) ou na condição de sub judice; e
- Não possuir nenhum dos cursos de especialização.
O militar das Forças Singulares deverá atender ao previsto no Plano de Cursos e Estágios destinados a Outras Organizações Brasileiras no Exército Brasileiro (PCEOBR).
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
O candidato, militar do Exército Brasileiro, que estiver apto a se inscrever em um dos cursos, deve realizar a inscrição no curso no desejado no site do SUCEMNET. Após a inscrição, o chefe da OM em que o militar serve deve homologar a inscrição nos prazos definidos pela DCEM. Em complemento à inscrição no SUCEMNET, o militar deve remeter à Seção de Ensino do 2° CGEO a Ficha de Informação de Candidato - FIC. Tal ficha deve conter o despacho e a assinatura do chefe da OM do militar, bem como estar assinada pelo próprio candidato.
ATENÇÃO!!!
A legislação em vigor, que estipula os prazos de inscrição se encontra em fase de atualização. Para isso, informações complementares serão disponibilizadas nas abas de cada curso dentro da INTRANET do 2° CGEO.
O militar só pode se inscrever para APENAS UM CURSO, caso o candidato se inscreva para ambos os cursos, o militar será excluído do processo de seleção.
O candidato precisa se inscrever para o curso no SUCEMNET, bem como remeter a Ficha de Informação de Candidato - FIC à Seção de Ensino do 2° CGEO, via DIEx e no e-mail: ensino@dsg.eb.mil.br. O não envio da FIC até 27 MAR A-1, sendo A o ano de realização do curso, acarretará na não inclusão do militar no processo de seleção.
Link para FIC
O curso de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto foi criado em 2007, pela Portaria n° 094-EME, e é destinado à subtenentes e sargentos da Qualificação Militar de Topografia. Este curso é realizado em duas fases, a primeira fase à distância e segunda presencial. Na fase à distância são abordados assuntos básicos de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Fotogrametria. Na segunda fase dá-se ênfase ao estudo da captura de imagens por sensores remotos abordando conceitos físicos de ondulatória bem como o pré e pós processamento das imagens obtidas pelos sensores.
Durante o curso os alunos, além do conhecimento teórico, realizam processos relativos ao preparo de insumos matriciais para a produção cartográfica, tendo atividades de gabinete e de apoio de campo para voos aerofotogramétricos, além de contemplar o trabalho de levantamento com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). São apresentadas as especificações técnicas que regulam o preparo e controle de qualidade (CQ) de dados geoespaciais matriciais e, também, ferramentas que possibilitam a execução de do CQ.
O curso é dividido em 4 (quatro) disciplinas e 1 (um) projeto interdisciplinar, tendo as cargas horárias descritas conforme as tabelas abaixo:
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Cg H) |
Cartografia Básica | 20 |
Sensoriamento Remoto | 34 |
Processamento Digital de Imagens | 94 |
Fotogrametria | 160 |
Cg H atividades de ensino | 308 |
ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO | CARGA HORÁRIA (Cg H) |
Projeto Interdisciplinar | 150 |
Estudo Dirigido | 20 |
Cg H complementação de Ensino | 170 |
Somado as demais atividades administrativas existentes, a carga horária total do curso é de 688 horas. O Plano de Disciplinas (PLADIS), onde consta a grade curricular detalhada, pode ser acessado no link abaixo.
INFORMAÇÃO!
Para o ano de 2024, o curso iniciará nas seguintes datas:
Fase EAD:
Início - 29 JAN 24
Término - 23 FEV 24
Apresentação na OM:
29 FEV 24
Fase Presencial:
Início - 4 MAR 24
Término - 28 JUN 24